quarta-feira, novembro 29, 2006

A mentira....


Meus caros,

"A mentira ... constante vicissitude da vida para manter o equilibrio!"

No outro dia fui ao cinema ver um filme (the departed...) onde a mentira era justificada como um meio para manter o equilibrio entre a triste, perigosa e nociva verdade de um acontecimento ou a vontade de manter as nossa relações profissionais, familiares, amorosas, etc, inalteraveis e de saúde!!!!

Assenti de imediato a esta justificação ... parece-me justo que possamos mentir (não de uma forma desmedida, claro!) para manter o equilibrio nas nossas relações! A mentira "não maliciosa" pode tornar as coisas bem mais simples para nós e para os outros...
Mentir é errado ?? é mau?? mas é inevítavel... ! e vendo bem as coisas, a mentira só tem um fim negativo quando é descoberta!!! ;-)

A questão que me ocorre é qual o juizo, a avaliação de bom senso ou verdadeiro fim a que se destina a mentira. É vulgar o uso da mesma prejudicando outros em prol pessoal.. e "essa" mentira é inaceitavél.
Mas com qualifica-la e julga-la e quem terá o dom da razão para o fazer?!?!?!?

Considero-me uma pessoa verdadeira e transparente mas admito o "bem" da mentira como reajustamento de uma "verdade"; e assumo que o fiz , faço e farei sempre que achar necessário!


".....mentiroso é quem afirma que nunca mentiu, porque na sombra da verdade vagueia a mentira, ambas caminham empurrando-se mutuamente, procurando contrabalançar a coexistência de sentimentos bons e maus, de historias com finais diferentes...., de encontros e desencontros, de constantes e.... inconstantes vicissitudes na nossa caminhada !!...."

tchusse,

Ricardo L.